sexta-feira, 1 de maio de 2009

Diabetes Tipo 1: Estudo Australiano Aponta Diagnóstico Tardio em um Terço dos Casos

Uma pesquisa australiana mostrou que um terço dos pacientes com diabetes tipo 1 foi, erroneamente, diagnosticado como tendo diabetes tipo 2 (ou até mesmo outras doenças) quando apresentavam sintomas como fadiga, perda de peso e distúrbios da visão.
Os pesquisadores analisaram o histórico de mais de 850 pessoas. Em muitos casos, o diagnóstico correto foi feito após crises mais graves. Entre aqueles com diagnóstico equivocado, 70% sofreram hiperglicemia, enquanto um em cada 10 relatou casos de perda da consciência. Além disso, dois terços deles tiveram que voltar ao medico no mínimo três vezes antes de saber com certeza que tinham diabetes de tipo 1.

Diabetes “Juvenil”
“Isso acontece também devido ao fato que o tipo 1 costumava ser chamado de diabetes juvenil. Existe o mito de que trata-se de uma doença da infância e, se você adquirir o diabetes na idade adulta, então deve ser de tipo 2”, afirma Kate Gilbert, presidente da organização australiana The Type 1 Diabetes Network. Outro fator lembrado por Gilbert é a baixa incidência do tipo 1 em comparação ao tipo 2. Calcula-se que, na Austrália, cerca de 1.200 adultos sejam diagnosticados, a cada ano, com diabetes tipo 1. Destes, dois terços têm mais de 25 anos.
"É importante não descartar o tipo 1 somente porque a pessoa é um adulto”, afirmou Kate Gilbert, em mensagem direcionada aos profissionais de saúde.

Nenhum comentário: