- Diabete é uma palavra que significa passar através de- referente ao excesso de urina provocado pela eliminação de glicose.
- Felizmente já se passou a época em que o médico precisava provar a urina de seu doente para se convencer que se tratava ou não de um caso de diabete. (Trecho de um comentário do Dr. Erwin Rizak, médico austríaco, escrito em 1936)
- Em 1923, o Prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina foi conferido a um médico com 30 anos de idade. Era o canadense Frederick Grant Banting (1891 a 1941), que motivado por seu pai sofrer de diabete, empenhou-se em estudar a causa e participou da descoberta da insulina.
- Cães podem sofrer de diabete, mais comumente os mais velhos. Percebe-se que o animal está diabético porque ele faz muito xixi e bebe muita água.
- Calcula-se que 6% da população dos Estados Unidos da América sofrem de diabete; entre os descendentes de índios com idade acima de 45 anos, a taxa é de 50%.
- Mulheres diabéticas apresentam mais problemas ginecológicos que as não diabéticas; a maioria nada sente.
- Foi na segunda metade do século XIX (1869) , que o médico alemão Paulo Langerhans descobriu que o pâncreas tinha células que se organizavam em ilhotas, e que (1890), o médico alemão Oskar Minkowski percebeu que o pâncreas de cachorros produzia um composto químico que se opunha ao diabete.
- Foi no início do século XX (1901), que o médico Eugene Opie conseguiu saber que esta substância química era produzida justamente naquelas ilhotas do pâncreas, e que a lesão deste órgão causava diabete; vinte anos depois (1921), quatro pesquisadores canadenses da Universidade de Toronto conseguiram isolar a insulina do pâncreas.
- Na década de 80, a engenharia genética permitiu produzir insulina industrial, substituindo a sua extração do pâncreas de animais.
- Há 4 tipos de insulina, de acordo com início de ação e duração do efeito; muitos pacientes beneficiam-se de combinações:
- Curta duração – início: 15-30 minutos
pico: 2-4 horas
término: 6-8 horas
- Muito curta duração
- Ação intermediária – início: 2 horas
pico: 6-8 horas
término: 6-8 horas
- Ação prolongada– início: 4-8 horas
pico: 12-18 horas
término: 24-48 horas
Nenhum comentário:
Postar um comentário